quinta-feira, 3 de abril de 2008

03 de abril de 2008 | ZH Menino Deus - pág.7

Agenda Cultural

  • Grupo literário faz 50 anos

    O lançamento de uma coletânea com 60 autores e um show marcarão os 50 anos de atuação do Grêmio Literário Castro Alves, em maio. Além de preparar uma programação para celebrar o aniversário, a entidade se esforça para se manter e para reformar sua sede, localizada na Rua Visconde do Herval, 386, no bairro Menino Deus.

    O grêmio, no entanto, conta com a ajuda da comunidade para realizar a obra - doações em dinheiro ou de material de construção (veja como ajudar no quadro ao lado). Estão previstas a recuperação do telhado, das aberturas e do piso e a modernização da fachada.

    - Uma casa de cultura deve ser acolhedora - observa a presidente Silvia Silva Benedetti, dando uma pista de como deverá ficar a casa após as obras.

    O prédio pertence à prefeitura, com permissão de uso oficializada em 1998. Informações como a data de construção da casa não constam em documentos, mas Silvia, que morou na Rua Visconde do Herval na década de 60, lembra que o local abrigou um centro de umbanda e, após, esteve desocupado por anos.

    Hoje, o espaço tem atividades como ciclo de palestras, que aborda nomes importantes da literatura a cada mês, sarau e troca-troca de livros usados, todas abertas ao público, entre outros eventos. Silvia conta que há diferentes versões para a criação do grêmio, mas na ata de uma assembléia-geral ordinária, datada de 31 de outubro de 1959, consta que Celeste Maria do Amaral Masera Lourenço e dois amigos, Noely Siqueira de Sá Brito e Adeomar dos Santos, se reuniram para fundar a entidade. Inicialmente, as reuniões ocorriam na casa de Celeste, na Rua Gen. Gomes Carneiro, no bairro Medianeira. Atualmente, o clube registra mais de mil sócios.

    A programação do aniversário ainda não está fechada, mas a presidente adianta que o grupo faz questão de oferecer um show poético-musical para a cidade, em local a ser definido. Outro ponto alto da festa com local incerto é a sessão de autógrafos que deve reunir os 60 autores da coletânea Grêmio Literário Castro Alves 50 Anos.

    Distribuição de poemas no Brique da Redenção, debates de poesia e uma gincana cultural são outras atividades previstas.


  • Colabore

    Para ajudar na recuperação do prédio ou ter outras informações sobre o Grêmio Literário Castro Alves, ligue para 3212-4374

Nenhum comentário: